jusbrasil.com.br
22 de Setembro de 2019

Saiba mais sobre o FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - 2017

Aline Pinheiro - Advogada, Advogado
há 3 anos

O Governo pensando em combater a crise econômica, deste ano de 2017, o governo vai liberar os pagamentos dos FGTS Inativos em conta, os pagamentos serão liberados a partir de fevereiro do ano de 2017. O calendário FGTS 2017 será divulgado com as datas de saque do valor integral do Fundo de Garantia, para trabalhadores com a conta do fundo inativa desde 2015.

O saque do FGTS pode ser feito para todos aqueles trabalhadores que possuem saldo inativo em conta desde 31 de dezembro de 2015, ou seja, para aqueles trabalhadores que não tenha carteira assinada desde dessa data, ou que os mesmos não tenham recebido nenhum deposito em conta do FGTS.

Contas inativas são aquelas que não estão recebendo nenhum deposito, ou seja, trabalhadores desempregados que tenha reincididos os seus contratos ou tenham ser encostado pelo o INSS.

O saque pode ser feito no valor integral, desde que o mesmo, ser enquadre no requisito de inatividade, o contrato precisa ser reincidido no máximo 31/12/2015 para que a sua conta tenha direito ao saque do fundo de garantia de 2017.

Caso você queira saber o quanto você irar receber, acesse ao site da Caixa Econômica Federal e entre em consultar o saldo do extrato do FGTS.

Em caso de demissão, você não consegue realizar o saque, pois as contas precisam estar inativas desde do final de 2015 para obter direito em sacar o fundo de garantia. Sendo assim, ser você pedir demissão hoje, você não pode sacar o seu fundo de garantia.

Atualmente quem pode realizar os saques pelas as novas regras são:

• Quem possui FGTS inativo por mais de 3 ano

• Aposentados e pensionista

• Vítimas de desastres naturai

• Falecido

• Financiamento de casa própria

• Doenças em estado terminal

• Doenças graves (Câncer, AIDS, entre outros).

Exceto a decisão feita pelo o Governo Federal:

• Contas do FGTS Inativas desde 31 de dezembro de 2015.

• A tabela do calendário de pagamento do fundo de garantia vai ser divulgada em fevereiro de 2017, a mesma será divulgada através da Caixa Econômica Federal.

• Os saques poderão ser feitos pela a Caixa Econômica Federal, em lotéricas ou em qualquer posto de atendimento da Caixa Econômica Federal, para sacar basta estar portando o documento de identidade e o seu cartão cidadão.

• Milhares de trabalhadores estão ansiosos para realizar os saques, é importante fica atento (a) a divulgação do calendário que vai ocorrer em breve, tudo indica que os pagamentos serão realizados pelo o mês de nascimento dos beneficiados.

Aline Pinheiro - Advogada Trabalhista em Rondônia

Fonte: www.gov.org.br

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)