Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Saiba o que é uma fraude trabalhista e seus tipos mais frequentes

há 7 anos

Fraude trabalhista é todo ato destinado a desvirtuar ou impedir a aplicação da legislação do trabalho. Esses atos são considerados nulos pela CLT, o que significa dizer que uma vez demonstrada a existência de uma fraude, esta deixa de produzir os efeitos pretendidos por quem a praticou.

Um exemplo comum de fraude trabalhista é a produção de cartões de ponto pelo empregador com horários diferentes daqueles de fato trabalhados, com objetivo de não pagar horas extras.

Já em relação em ao trabalhador, uma das fraudes mais comuns é a apresentação de atestados médicos falsos com o objetivo de não ter descontado o dia que não compareceu ao trabalho.

Outra fraude comum é o pedido de demissão disfarçado de uma dispensa sem justa causa. Isto ocorre quando o funcionário pretende pedir demissão, mas para receber o seguro desemprego e sacar os depósitos do FGTS, a empresa faz sua rescisão como se ele tivesse sido dispensado, exigindo no entanto que sejam devolvidas as verbas rescisórias, como a multa de 40%.

Por último, embora não signifique propriamente uma fraude, pode acontecer do trabalhador, ao ajuizar uma reclamação trabalhista, inflar seus pedidos a fim de obter um acordo mais vantajoso – devido a certa generalização de pedidos de danos morais, principalmente em virtude de assédio moral. Ao fazer esse tipo de pedido, o empregado pode livremente estipular o valor que pretende pleitear, uma vez que não existe critério objetivo para a fixação dessa espécie de dano.

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares.

Visite-nos: http://alinepinheiro.jur.adv.br/

  • Sobre o autorContato: (69) 99368-3836
  • Publicações98
  • Seguidores241
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2882
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saiba-o-que-e-uma-fraude-trabalhista-e-seus-tipos-mais-frequentes/419624861

Informações relacionadas

Artigoshá 5 anos

Terceirização lícita e ilícita

Fraude à Lei trabalhista e sua nulidade absoluta

GEN Jurídico, Editor de Livro
Artigoshá 6 anos

Terceirização Ilícita na Reforma Trabalhista

Daniel Maidl, Advogado
Artigoshá 7 anos

Qual é a diferença entre relação de emprego e relação de trabalho?

Fernando Schmidt, Advogado
Artigoshá 9 anos

Pejotização, crime e fraude à legislação trabalhista

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Outro exemplo de fraude muito corriqueiro é o pagamento "por fora" de valores de comissões ou gratificação sem a correspondente anotação na CTPS. continuar lendo